quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PADROEIRO

 


São Jorge foi adotado como padroeiro do Corinthians a partir de 1928, data que marcou a mudança da sede esportiva do clube da Ponte Grande para o Parque São Jorge. Em 1967, foi inaugurada uma capela em homenagem ao padroeiro e todo ano é celebrada uma missa especial em 23 de abril, data em que comemora-se o martírio do santo. São Jorge também é padroeiro da Inglaterra, Portugal, Catalunha, entre outros.

MASCOTE

mascote-mosqueteiro  


Há duas versões sobre a originem do Mosqueteiro como mascote do clube. A primeira é de 1913, quando da criação da APEA e migração dos principais clubes para essa liga. Americano, Germânia e Internacional, que manterem-se fiéis a LPF, foram apelidados de os três mosqueteiros e o Alvinegro, admitido naquele ano na LPF, foi apelido de D’Artagnan, o quarto mosqueteiro. A segunda versão é de 1929 e foi criada pelo jornalista Thomaz Mazzoni, da Gazeta Esportiva, após a vitória do clube sobre o Barracas, da Argentina, no Parque São Jorge. Mazzoni viu no time corinthiano as qualidades de um mosqueteiro em um duelo. 

Logo do Centenário - 2010

logocentenario 

 Durante as comemorações do 99º aniversário do clube, o Departamento de Marketing promoveu um concurso chamado “Logo por ti” para escolher o logo do centenário (para uso em campanhas promocionais). Cerca de mil trabalhos foram recebidos pelo clube, dos quais cinco foram escolhidos para voto popular no site do Corinthians. Em 28 de setembro, o distintivo à esquerda, de Breno Araújo da Rocha e Filipe Marinheiro Paiva, foi o vencedor. 

Evolução dos simbolos e significados 2

1916 -1918
4simbolo


Em 1916, Barbuy fez a terceira e última alteração no escudo criado por ele em 1914. Dessa vez o símbolo ganhou um formato arrredondado, que foi preservado até os dias atuais. Esse modelo foi utilizado até 1919 e com ele o clube sagrou-se campeão paulista em 1916. Inclusive na foto em que os jogadores posam com a taça é possível ver esse modelo bordado na camisa. Comparado com os modelos anteriores, esse é o que possui mais registros fotográficos


 1919 - 1940


5símbolo 


Em 26 de janeiro de 1919, na disputa do I Torneio Início, o Corinthians grafou pela primeira vez no escudo seu nome completo e seu ano de fundação, além da bandeira do Estado de São Paulo. Curiosamente, o clube utilizou a bandeira antes mesmo dela ter sido oficializada pelo Estado. A bandeira foi criada em 1988 para representar a República, mas não foi aceita. Em 1932, passou a ser utilizada pelos revolucionários paulistas e em 1946 foi adotada como símbolo oficial do Estado

1940 -1970


6simbolo 

O pintor modernista Francisco Rebolo Gonsales, jogador do segundo quadro do Corinthians nos anos 1920, idealizou o escudo com a âncora e os remos em 1933, numa clara referência a adoção dos esportes náuticos pelo clube naquele ano. No entanto, o clube somente passou a utilizar este escudo em 1940. Desde então foram promovidas pequenas alterações no desenho original. O formato à esquerda, por exemplo, foi utilizado até o final dos anos 1970. 

 1970-1978


 7símbolo 


 Na década de 1970 foi incluido a boia em volta do escudo e os remos e a âncora ganharam novos traços. A bandeira do Estado de São Paulo foi melhorada, mas ainda não estava reproduzida com suas 13 listras originais e era bordada de forma estática. Este distintivo foi utilizado até o final dos anos 1970, com poucas variações ao longo da década. De forma geral o original não se distanciava tanto da imagem à esquerda. Na foto do título de 1977 é possível verificar este símbolo na camisa dos jogadores. 

1978-1984




 8símbolo 


 Entre o final da década de 1970 e início da década de 1980 o distintivo foi novamente aperfeiçoado. O nome e a data de fundação passaram a preencher todo o espaço no escudo. A bandeira do Estado de São Paulo passou a ter as 13 litras originais e ganhou movimento. A boia em volta do escudo foi reduzida e aperfeiçoada. Os remos e a âncora foram melhorados. Esse modelo foi utilizado principalmente pela Democracia Corinthiana, nas conquistas do Campeonato Paulista 1982 e 1983.

1985 -1999



 9símbolo 
 Quando completou 75 anos de idade, o Corinthians utilizou durante o mês de setembro seu primeiro distintivo – aquele com as letra C e P sobrepostas. Depois voltou a utilizar o último distintivo, que passou por algumas melhorias e foi aperfeiçoado. Este formado permaneceu durante o final dos anos 1980 e a década de 1990. A partir de 1990 foi incrementado com estrelas sob o escudo, representando os títulos de campeão brasileiro em 1990, 1998 e 1999.
 
2000

 10símbolo 



Na disputa do Mundial de Clubes, em 2000, o distintivo o ganhou seu desenho atual, com um contorno preto. Depois da conquista do Mundial foi adicionada uma estrela com contorno prateado e em 2005 foi adicionada a outra estrela pelo título brasileiro daquele ano. Duas mudanças foram cogitadas em 2008, mas não aconteceram. A primeira era a inclusão da palavra Fiel abaixo do escudo, numa homenagem a torcida e a segunda era a inclusão de uma coroa no lugar das estrelas.
A partir da década de 1990 o clube passou a representar suas principais conquistas com estrelas. Em 1990, foi adicionada a primeira pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998, 1999 e 2005 (última estrela adicionada). Em 2000, com a conquista do Mundial de Clubes, foi adicionada uma estrela maior e com um contorno prateado, em alusão a maior conquista da história do Corinthians.

Evolução dos simbolos e significados

  • 1912-1914


O primeiro distintivo do clube foi criado em 1912 e era representado pelas letras C e P (referência a Corinthians Paulista) sobrepostas. Na época muitos escudos tinham esse modelo, pois eram inspirados nos clubes ingleses. O registro mais antigo que se tem desse escudo é uma foto de 29 de dezembro de 1912, na qual os atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre estão uniformizados ao lado da Taça Unione Viaggitori Italiano, conquistada numa prova de pedestrianismo



2simbolo 


  •  1914
Em 1914, o litógrafo Hermógenes Barbuy, irmão do jogador corinthiano Amílcar Barbuy, criou um novo formato para o escudo para disputa do Campeonato Paulista daquele ano (a estreia do Corinthians no Estadual foi em 1913). Além de incluir uma moldura em torno das letras C e P, Barbuy acrescentou a letra S, de Sport, e o C passou a representar tanto Club quanto Corinthians. Este formato sofreu duas variações até 1919. Todas elas com aprovação final de Barbuy.    

3simbolo  


 1914 -1916





No mesmo ano o escudo passou por uma transformação, com inclusão de uma moldura preta e a estilização das letras. Esse modelo foi utilizado até 1916. Embora exitam alguns registros fotográficos que comprovam que até 1916 o clube utilizou os modelos anteriores. Inclusive na foto do título estadual de 1914 os jogadores aparecem com uma camisa com o primeiro escudo do clube, aquele com as letra C e P sobrepostas. O motivo, porém, é desconhecido.

Minha vida é você



Samba Enredo 2013 - Ser Fiel É a Alma do Negócio

Vem ver,
A nação corinthiana
A força da nossa união
Eterna paixão, propaga a chama
Orgulho que não se compara, não para!!!é religião
Que pulsa forte em cada coração
Terra a vista, são novos ares
"caminha" a notícia, singrando os mares
Oh meu brasil, um paraiso de encantos mil
Papagaio vira arara de verdade
O índio e sua criatividade
A gazeta informava: tem escravo sim, sinhô!!!
O ambulante vindo lá do oriente
Pra alegria dessa gente, o mascate anunciou

Corre vem ver, tô na tela da tv
Nas ondas do rádio, tô ligado em você
"roda e avisa" é carnaval
"um minuto de comercial"

Se a cigana te enganou
E não trouxe o seu amor
Tome cuidado!!!preste atenção!!!
É "turbinado esse avião"
O povo elege, mas é enganado
Não caia no "conto" de mais um vigário
O nosso país merece um futuro feliz
Eu vou brilhar na constelação
Sou a estrela, fiel gavião
É nova era, leão de ouro um sonho que impera

Minha alma é fiel...nação
Sem limites cruzo o céu...sou gavião
Um bando de loucos, amor de verdade
Eu vou publicar nossa felicidade

Samba Enredo 2012 - Verás Que Filho Fiel Não Foge a Luta

Quem sou eu? e você quem é?
Sou joão ou maria, sou o luiz inácio e também sou o josé
Um guerreiro gavião com orgulho e paixão, e não paro de lutar
Oh, abram alas, deixa eu passar que a fiel vai desfilar (bis)

Verás que um filho teu não foge a luta
Que apesar da vida dura, ele se orgulha desse chao
Verás que com carisma e muita fé
Mata no peito e põe no pé, sempre encontrado a solução
Da poeira do sertao, para o cinza da cidade
Sampa da minha garoa, terra de oportunidades
A metamorfose de um escorpião
Ah! mãezinha querida, a lição de vida pra superação

Sou eu, sou eu, sou eu, o operario batuqueiro
Que embala a fiel
Sou eu, sou eu, sou eu, o duelo que inspira (refrão)
A batalha em cordel
A estrela que brilha, na luta pela igualdade
Eu sou a garra e a uniao, a vitória da liberdade

Viajei em busca de um brasil ideal
E sonhei com uma potência mundial
Quem diria que vindo de onde veio, ele chegaria lá
Se tornando presidente dando esperança a gente
De um dia se realizar

Vamos juntos saldar, salve o santo geurreiro
Saravá, saravá ele dá proteção
São jorge é meu santo padroeiro (refrão)
E o corinthians é nossa paixão.

Samba Enredo 2011 - Do Mar das Pérolas e das Areias do deserto à Cidade do Futuro-Dubai, O Sonho do Rei Maktoum

A lua brilhou lá no céu do oriente
Fez da lágrima semente
Tesouro, no azul do mar
História de um reino encantado
Nessa viagem vem comigo desvendar
Um rei iluminado
Abre os caminhos do amanhã
Semeia em solo sagrado
O desejo de um novo eldorado
Dos povos herdaram culturas
Formando a nação

De carona, na folia, vem ver!
A cidade do futuro vai passar
Embala meu sonho prá realidade
O combustível da modernidade

Com a bênção do criador
O homem emoldurou a natureza
O progresso despontou
O mundo veio ver tantas belezas
Sou mercador da alegria, investi na magia
No portal da felicidade
Em cena um festival de emoção
Cultura, do ouro a riqueza
No esporte encontrei minha paixão
O sonho não vai acabar
Meus filhos, vão colher
E o meu maior tesouro, é você

Corre sangue gavião na veia
Faz meu coração pulsar
Hoje Dubai é alvinegra
E a fiel vai te exaltar

Samba Enredo 2010 - Corinthians... Minha Vida, Minha História, Meu Amor

É mais que um caso de amor
Na alegria, ou na dor, religião
Um sentimento que invade a alma
Não tem explicação
Nasceu da humildade a união
De um "bom retiro" a inspiração
Do povo a força para lutar
Hei de cantar, daria a vida a você Timão
Manter acesa a luz do lampião
Pra ti eternizar...

A bandeira a tremular
Na loucura da arquibancada
Eu sou gavião, sou superação
Corrente forte que jamais será quebrada (2X)

Derrubei barreiras, questionei!
E quem diria?
Surgiu no futebol um ideal, democracia
Explode num grito de gol
Não posso conter a emoção
Cem anos dentro do meu coração

Eu sou... a orgulho de uma nação
Trago o sonho de ser campeão
De jorge a força que vem lá do céu...
A ti serei fiel

Corinthians é o meu amor
O samba é minha paixão
Eu bato no peito e digo pro mundo
O meu orgulho de ser gavião (2X)

Samba Enredo 2009

Roda... Sublime criação
Embalou os sonhos da humanidade
Arquitetando a divina inspiração
Avançar no tempo...
Ao soprar do vento, a evolução
vem meu amor entra em cena
Nos moinhos da vida, se entregue à paixão
Quero delirar, voar nas asas dos Gaviões
Em cada mente uma nova invenção, Máquinas!
Neste palco de ilusões

Lá vem a Maria Fumaça
Trazendo a massa alvinegra nação
Trilhando progresso, construindo sucesso
Bem-vindos à nossa estação

E assim, em manobras radicais
Vou curtindo a liberdade
De braços dados com a emoção
É lindo, faz pulsar o coração
Quando chega o domingo na tela da televisão
"De volta em volta", adrenalina... Explosão!
Entre tantas constelações, uma estrela lá no céu
Ao lado de São Jorge padroeiro
Ayrton Senna da fiel

Meu sangue é Gavião ô, ô, ô
Sou o herói guerreiro
Vou na velocidade
Conquistando o mundo inteiro.

Samba Enredo 2008 - Nas Asas dos Gaviões, Rumo ao Portal dos Sertões

Voei com bravura e coragem
Rumo ao portal do meu brasil
Anhanguera em árdua trajetória
Foi em busca de riquezas
Desbravando o sertão
Ouro, prata pedras preciosas
Esperança reluzindo no olhar
Aventuras entre rios e cascatas
Magias e batalhas
O futuro a conquistar


A energia pioneira brasileira...veio de lá!
Usina condutora do progresso
Fez o bonde caminhar...


Celebração em comunhão
Meu samba é a alma viva da nação
Empolga numa firme batucada
No requebro da mulata
Dona do meu coração
Arquitetura herança cultural
Patrimônio nacional
Buscando a sabedoria
O povo de fé trilha o caminho do sol
São jorge peço a sua proteção
Santana de parnaiba é divina inspiração

Vou viajar nesta paixão
Vou mergulhar nesta história
Com amor e devoção
Sou fiel, sou gavião

Samba Enredo 2007 - Anchieta, José do Brasil

Vou contar essa história, que tem força e fé.
Do Jesuíta que aqui esta, pra nos abençoar.
Filhos das ilhas canárias, fervoroso em sua formação.
Claro em suas palavras
Dos humildes e indefesos, incansável protetor.
Desde menino era o seu real valor

Um clarão iluminou
O Arcanjo São Miguel surgiu
Por ordem da Senhora Imaculada
"És Anchieta, José do Brasil".

Fez do novo mundo um paraíso
Da catequese missão dos céus
Onde o amor e o prazer em servir
Meditação, oração
Na sua vocação forças pra continuar.
Poemas, peças teatrais.
Eram naturais em suas pregações
Ouvindo a voz da natureza
Compreendia bem melhor os corações
Pajé, Padre Índio.
Caminhou seu caminhar,
Ensinou. Poetizou
A sua fé hoje ecoa nesse altar

É amor, é devoção.
O que sinto por você
Sou fiel, sou gavião.
A paixão desta nação

Samba Enredo 2006 - Asas da Fascinação

Sou Anjo... Gavião
Nas Asas da Imaginação
Eu QUero Paz... Olho pro céu
E Peço a benção de São Jorge pra Fiel

Vi Num Sonho de Criança
Meu Pensamento Flutuar
Abraçado às Estrelas
Eu Me Senti Mais Leve que o Ar
Vi Também A Passarola
Pego a Viola Sou Feliz e vou cantar

Lá Vem o Trem... Lá Vai Balão
Santos Dumont... 14 Bis
Glórias Para O Meu País
Bonjour... Mon Amour... París

E Assim... Cruzando Mares
Navegando Pelos Ares... Conquistei
A Lua... O espaço Sideral
Volto A Realidade
Mas Que Saudade
De Ganhar o Carnaval

Tô dentro da Pista... Eu Quero Voar
Aperte o Cinto Vamos Decolar
Amor em teus Braços Vou Me Apaixonar
Eu fico louco só de Imagina

Samba Enredo 2005 - Renasce, Sacode a Poeira e Dá a Volta Por Cima

Eu renasci,
Já sacodi a poeira,
Vou dar a volta por cima,
Então cair na zoeira. (2x)

Vim em busca da felicidade,
Com humildade e devoção,
Eu sou Fiel, criador e criatura,
Eu sou arte e cultura,
Vim das trevas pra brilhar,
Sou Gavião, porta-voz de um ideal,
Meu São Jorge padroeiro, faz o bem vencer o mal.

Liberdade, liberdade,
Hoje sou o centro do universo,
Naveguei nos sete mares,
Conheci vários lugares,
Me apaixonei meu bem,
Deixei a tristeza toda de lado,
Sofri, chorei, é passado,
Lembrei, agora feliz o meu sonho é dourado,
Sorrindo contigo abraçado, levantei.

Afinal, é carnaval,
Já é tempo de folia,
Amor vou te beijar,
Até o raiar do dia.

Samba Enredo 2004 - Idéias E Paixões: Combustível Das Revoluções

Viajei e voei
E encontrei nessa cidade
Idéias e paixões, revoluções por liberdade
O eldorado sonhado desperta a cobiça... por nosso tesouro
A proteção vem da fé
E o índio agradece, obrigado josé

O bandeirante explorou e o barão plantou... o ouro negro
E o estado cresceu, o mundo então conheceu
O grande centro de um país em movimento

E no decorrer dessa viagem
Pensamento segue em outras direções
Greve; democracia;
Quem sabe um dia comandar essa nação
Eu quero é comer... dar arte nacional...
Desfrutar dessa cultura
E esquecer a influência internacional
Surgiu o futebol, nasceram as paixões
Sou gaviões, eu sou corinthians
O verdadeiro campeão dos campeões

Ninguém vai me calar
Nem conseguir mudar
Esse orgulho de ser gavião
Nesse carnaval minha emoção
É ser fiel de coraçâo

Samba Enredo 2003 - As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei Gavião

Meu sonho já virou realidade
Eu plantei felicidade nesse chão
Que lindo! Cinco deusas encantadas
Nessa terra abençoada
Eu tenho orgulho de ser Gavião

Amor eu vim te conhecer... muito prazer
Vou mergulhar nessa viagem
No teu folclore... tua dança
Tua fauna... tua fé
Marajó, Parintins... nos mistérios da floresta
Viva o Maranhão... salve a miscigenação
O xaxado... o forró e o baião

Bahia, Bahia... divina dança dos orixás
Tua magia contagia o nosso ar
O sol, o céu e o mar

De repente, me vi navegante
Num cortejo, no sul fascinante
Ecos da Europa... na cultura e tradição
Fui na festa do divino... Oh! Minas Gerais
Brasil, Brasil, Brasil... meu grande amor
Te amo demais

Rio de Janeiro... samba de Noel
Terra da garoa... Adoniram... o menestrel
Eu sou o rei, dessa folia
Prá delírio da fiel

Samba Enredo 2002 - Xeque-mate

Sou Gavião, sou Rei...(eu sou, eu sou)
No tabuleiro da vida, ô, ô, ô.
Sou fiel a um ideal
É xeque-mate to na área é Carnaval

Talvez
Precise mil e uma noites prá contar
Do oriente o vento leva o meu cantar
Trazendo poesia
Paixões, romances de amor sem fim...
Um jogo envolvente enfim
Que encantou o Velho Mundo

Tem muamba
O mercador tem muamba
Tem novidade
Vem jogar o Chaturanga

Na dança das pedras
Tem peão lutando pra sobreviver
Contra o FMI
Que em seu cavalo alado
Sempre mal intencionado
É a rainha do poder

Quero meu Brasil
Jogando limpo...
O povo dando um xeque na corrupção
Um xeque na impunidade
E a bateria sacudindo a multidão

É hora da virada (vem amor)
Tenho fé e esperança (no coração)
O meu país menino vai mudar
E a felicidade há de brilhar

Samba Enredo 2001 - Mitos e Magias na Triunfante Odisséia da Criação

E A GAVIÕES TÃO ALBANEIRA, VAI ESTREMULAR SUA BANDEIRA
UM GRITO EMPURRA, QUE LEGAL
CORINTHIANS CAMPEÃO DO MUNDIAL

GAVIÕES FIEL
TRAGO AMOR E ESPERANÇA
NESTA ODISSÉIA TRIUNFAL
VOA, GAVIÃO, FAZ A FESTA PRO POVÃO
E ARREBENTA NESTE CARNAVAL

ILUMINANDO
ILUMINANDO A IMENSIDÃO
COM PERFUME DA MAGIA, E SEDUÇÃO
O PENSAMENTO DIVAGA NO INFINITO
É UM SONHO TÃO BONITO QUE CONDUZ A CRIAÇÃO
O PENSAMENTO DIVAGA NO INFINITO
É UM SONHO TÃO BONITO QUE CONDUZ A CRIAÇÃO
E ENTÃO, BRILHOU UM CÉU
CRAVEJADO DE ESTRELAS
SURGIU A TERRA, O SOL E O MAR
E A LUA QUE CLAREIA O TEU OLHAR
DA SINGELEZA ENFIM
HÁ DE NASCER UM NOVO SER
QUE COM O AMOR IRÁ SE ETERNIZAR
ESCULTURADO
PELA MÃO DIVINA
DE BARRO OU DE METAL
DO CRIADOR É A OBRA PRIMA
ESCULTURADO
PELA MÃO DIVINA
DE BARRO OU DE METAL
DO CRIADOR É A OBRA PRIMA
PORÉM A HUMANIDADE DESPREZOU
TODO O PODER DO CRIADOR
QUE A CASTIGOU COM PIEDADE
UMA NOVA ERA FLORESCEU
BROTANDO A FELICIDADE
TRAGO AMOR E ESPERANÇA
NESTA ODISSÉIA TRIUNFAL
VOA GAVIÃO, FAZ FESTA PRO POVÃO
ARREBENTA NESTE CARNAVAL.
TRAGO AMOR E ESPERANÇA
NESTA ODISSÉIA TRIUNFAL
VOA GAVIÃO, FAZ FESTA PRO POVÃO
ARREBENTA NESTE CARNAVAL.
ILUMINANDO
ILUMINANDO A IMENSIDÃO...

Samba Enredo 2000 - Um Vôo Para a Liberdade

Brava gente.brasileira
Longe vai, termo servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

GAVIÕES FIEL
(Ai bate as asas Gavião!)
Bate as asas Gavião voa para a liberdade
Sou fiel, sou o povão quero igualdade
Fraternidade é um sonho universal
Quinhentos anos de Brasil no carnaval

E a luz!
A luz da razão surgiu
E.atravessou o mar
Clareou em Vila Rica
A esperança, desta terra libertar
Herói.inconfidente
Sua morte não foi em vão
Símbolo da lealdade
Contra a opressão
O povo a luta
Em busca de seus ideais
( Na Bahia o que é que tem? )
Na Bahia um movimento inflamava
Todas as camadas sociais
O povo, a luta
Em busca de seus ideais
Na Bahia
Na Bahia um movimento inflamava
Todas as camadas sociais
"Au re voir" lá vem o Rei,
Que vem de Portugal com a riqueza e a nobreza
Pra favorecer a poderosa corte inglesa
Abriu as portas para o mundo
Trouxe a arte, a cultura e o progresso
( E a Gaviões, o que é que tem? )
E a Gaviões, o que é que tem!
Hoje, canto em prosa e verso, eu hei de ver!
Hei de ver
Em cada canto do país
Do meu Brasil
Minha pátria independente
E nossa gente realmente ser feliz
Hei de ver
Em cada canto do país
Do meu Brasil
Minha pátria independente

(Ai bate as asas Gavião!)
Bate as asas Gavião voa para a liberdade
Sou fiel, sou o povão quero igualdade
Fraternidade é um sonho universal
Quinhentos anos de Brasil no carnaval

Samba Enredo 1999 - O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão

A Gaviões, não acabou
É cantava amor que jamais acabará
Você pode acreditar, nossa corrente não será quebrada
O mesmo forto entoou ô, ô, Timão, estremecendo toda aarquibancada

GAVIÕES FIEL
Tem bumba-meu-boi reisado e marujada
Tem Gaviões, sacudindo a arquibancada
Tem bumba-meu-boi reisado e marujada
Tem Gaviões, sacudindo a arquibancada
Salve!
Salve o guerreiro da fé, cavaleiro guardião
A sua espada se levanta contra o mal
Que é que eu sou?
Sou Gavião, tenho garra vou à luta conquistar meu ideal
Sou Gavião tenho garra vou à luta conquistar meu ideal
Mais quando
Quando o nobre valente partiu
Outra nação do seu trono se apossou
Surge um crença no povo clamando sua volta
Numa manhã encoberta nas ondas do mar
Na esperança, que o rei irá voltar
E viva o Rei D. João é festa, é aclamação
Acreditar não ser o D. Sebastião
E viva o Rei D. João, que restaurou seu país
No seu Império, fez o povo mais feliz
E viva o Rei D. João é festa, é aclamação
Acreditar não ser o D. Sebastião
E viva o Rei D. João, que restaurou seu país
No seu Império, fez o povo mais feliz
Mais a busca
A busca pelo mito continua e se espalhou pelo Nordeste doBrasil
Canudos, Serra do Rodeador, Pedra Bonita, quanto sofrimento edor
Praia dos Lençóis, no Maranhão, vem reviver a lenda daressurreição
E desde limiar da nossa história, o sacrifício do touro se feztradição
E hoje, todo o céu iluminado, brilha a estrela do touro reiencantado
Tem bumba-meu-boi reisado e marujada
Tem Gaviões, sacudindo a arquibancada
Tem bumba-meu-boi reisado e marujada
Tem Gaviões, sacudindo a arquibancada

Samba Enredo 1998 - Corinthians Meu Mundo É Você

EXPLODE GALERA
DE GOL EM GOL
MEU TIME É CAMPEÃO
NA BOLA COM RAÇA
É O CORO DA MASSA
TÔ MALUCO, GAVIÃO

QUANDO POR AQUI CHEGOU

SEU NOME ENCANTOU
CONTAGIOU OS QUATRO CANTOS DO PAÍS

O LAMPIÃO CLAREOU

UM GRANDE AMOR FLORESCEU
REALIZANDO ESTE SONHO TÃO FELIZ

E ASSIM NASCEU

UM SENTIMENTO NOBRE DE FIDELIDADE
EMOÇÃO QUE IRRADIA
NA VITÓRIA OU NA ADVERSIDADE
BANDEIRAS ALVINEGRAS TREMULANDO
A NAÇÃO SE ALASTRANDO
JAMAIS ESQUECEREI

CORINTHIANS! A RAZÃO DO MEU VIVER

COM OU SEM MINHA CAMISA
O MEU MUNDO É VOCÊ

ME BEIJA, ME ABRAÇA, VEM MEU AMOR

EU QUERO ESSA TAÇA, EU TÔ QUE TÔ!
SOU GAVIÃO, CARNAVAL E ALEGRIA
BALANÇA POVO COM A NOSSA BATERIA.

Samba Enredo 1997 - Mundo Da Rua

Bis
Meu Deus do céu
Se essa rua fosse minha
Ai,eu pintava, enfeitava sem parar
Milhões de flores,
O cenário se ilumina
De confete e serpentina
Sou "Fiel"vou desfilar

Mundo de amores

Diferenças sociais
Palco de atores
Vamos só correndo atrás

Refrão

Olha meu bem, não estressa manera na pressa
, te amo demais

Luz da vida criança

Vivendo em família, sem ter que fugir
Largando a calçada,
É tudo ou nada, voltando a sorrir

Eu quero ver essa cidade acontecer

Eu quero muita alegria e prazer
Quero a saudade, muita paz, felicidade
Ai meu amor, abraçadinho com você

Oi bota asfalto nessa terra

Quando chove brota a lama
Minha Terra da Garoa,
Universo de emoção

Refrão

Paquera, Sampa, alô paixão
Em cada esquina sempre tem um "Gavião"

Samba Enredo 1996 - Quem Viver Verá O Vinte Virar

Eu quero ser feliz
Eu quero muito mais
Eu quero que o mundo
Perceba que o amor
É semente da paz, gaviões, fiel!!!

A lua girou la no céu
O homem se programou, se programou
Tirou a gerra da memória
Pouco a pouco fez historia
Em uma nova era de amor.

Uma nave encantada
Vem trazer pra essa galera
Imagens construídas numa tela
Um país com mais justiça
E uma vida mais bela (aviões comandam o que?)
Gaviões comanda a festa
Numa eterna euforia
Faz da noite um novo dia
E novamente "explode" a emoção
(sou gavião)

O mundo não vai acabar
Vou delirar de prazer
Quem viver verá
Quando o vinte virar
Quero estar com você (2 vezes)

Hoje a tecnologia
É parceira da folia
Nessa orgia divinal
"evoé" chamou pelo celular
Vem brincar!
"baco" mandou convidar, mas o que?

Mas... o sambista de verdade
Nem toda modernidade
A sua alegria tirou, ai tirou. (2 vezes)

A lua girou lá no céu
O homem se "programou" se "programou"
Tirou a guerra da memória
Pouco a pouco fez história
Em uma nova era de amor. (2 vezes)

Samba Enredo 1995 - O Que É Bom É Para Sempre

Amor, são 25 anos de felicidade,
Amor, nossa bandeira vai cobrir toda a cidade

Gaviões fiel!
Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel
Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel

Ai, um brinde,
Um brinde ao jubileu de prata
Convido a massa, pra comemorar
Explode um grito na galera
Tem gol de fera, para delirar
Explode um grito na galera
Tem gol de fera, para delirar
Oi, hoje,
Hoje sou criança reino encantado de brinquedo e fantasia
Na minha lembrança
Sonhei dourado e brinquei de poesia
Vou te levar pro infinito
Vou te beijar do jeito mais bonito
Ai que gostoso
Ai que gostoso amor, ai que saudade
Te amo, te amo de verdade
Maravilhas
Fadas e rainhas, mil heróis na minha história
O que é bom pra sempre
Fica guardado na memória
Tem pierrô
Pierrô arlequim colombina
Todo mundo quer sambar
Se enroscar na serpentina
Olha pra mim abre o teu sorriso
É carnaval sou rei do riso
Vou gargalhar, quero alegria
Lavar a alma com o som da bateria
Olha pra mim abre o teu sorriso
É carnaval sou rei do riso
Vou gargalhar, quero alegria
Lavar a alma com o som da bateria
Me dê a mão
Me dê a mão, ma abraça...

Samba Enredo 1994 - A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente

É meu santo é forte
Não adianta me picar
Sou Gavião e você pode acreditar
Que não aceito traição
E o veneno da serpente
Eu transformo em semente
É o tabaco em plantação
Erva santa curou dores
Seduziu com seus sabores
Café e rapé em Paris
A nobreza aspirava
E ficava mais feliz

Vou, vou prá Bahia
Acende a chama
No terreiro de iá iá
É a força da magia
Que me arrepia
E se espalha pelo ar

Saravá, saravá
Salve o santo guerreiro
E uma vela prá saudar
Meu São Jorge Padroeiro

Mulher, mulher, mulher
Quem te viu e quem te vê
O que embaça se perdeu virou fumaça
Liberdade prá você

É um raro prazer
Sabor de emoção
Mais não abuse
Que faz mal pro coração

Samba Enredo 1993 - a Chave No Tempo

Abrem as portas do céu
Felicidade, quero entrar
Sou gaviões da fiel
Abram alas que eu vou desfilar
Olho pras estrelas
Num delírio de saudade
Da sabedoria
Do poder da antiguidade
"deuses", mistérios emoções
A chave no tempo
Girou sem parar
Abre meus caminhos "iemanjá"
Vou mergulhar no mar
É maré cheia
Quebrar o encanto
Salve o canto da sereia
Luzes, castelos, rainhas
No reino das sombras
O sol vai brilhar
Iluminando a floresta
Preserve o que resta
Pra não acabar
É momo entrando em festa
Sorrindo e dançando
Me ponho cantar
Me aperta, me enrosca, no vai e vem
Me abraça e me chama de meu bem.

Samba Enredo 1992 - Cidade Aquariana


Norte, sul, leste, oeste (ai amor)
Faço o meu sinal da cruz (e na avenida)
A imagem de são jorge me ilumina
E enche os gaviões de luz
Da paixão
Pela magia me fiz aprendiz
Consulto os astros para ser feliz
Nesta são paulo aquariana
De andar
Já me cansei, cadê a condução?
Trabalho, estudo, num lugar fora de mão
Um dia quero ser bacana
Pra poder sambar
Cair na zoeira
E depois do carnaval
Lavar tudo que é mal na cachoeira
Defender o meu arroz
Educar uma criança
Para não prender depois
Li a mão
Com a cigana
Simpatia
Salve a baiana
E o meu gol
Carregado de emoção
Dedico a nação corintiana

Samba Enredo 1991 - A Dança das Horas


O caminhar do astro rei
Vai ritmar a minha vida
Sou fiel, sou gavião
Vai disparar meu coração
Com o balanço da torcida
Desperto devagar sem muita pressa
O céu está azul é dia de verão
Meu tempo ainda meço com areia
É maré cheia vou correndo pra estação
Porque está na hora de pegar o trem
Ver o que a baiana tem
Desfilando na avenida
Também de engrenar com alguém
Que me chame de meu bem
Para chamá-la de querida
Atrás do tempo lá vou eu
A vida não pode parar
Brincar sorrir cantar
Dançar com as horas
Em qualquer lugar
É que o relógio que atrasa
Não adianta
A galera está agitada
E se levanta
E o gol que estava preso
Sai da garganta
É hora de comemorar.

Samba Enredo 1990 - O Homem Nasceu Para Voar

Sem fronteiras, sem limites
Solto as asas da imaginação
Sou pássaro dourado
Ou um concorde turbinado
Pra pousar nos corações
Imaginei, como eu podia ser feliz
Voar no mundo tão bonito
No espaço infinito como um lindo beija-flor
Flutuar com a passarela
Num tapete voador
Eu acordei, foi tudo ilusão
No asfalto o samba é empolgação
Vem amorê, linda morena
Balançar comigo no balão
É assim que eu vou sambar, cantar
Como criança colocar pipas no ar
Neste palco da emoção
Vou de nave e avião
Com o pai da aviação
E as máquinas que construí? valeu!
Digo que o bom sou eu
Quem vai à lua vai ao sol
E as estrelas "porquê"?
Livre voando, vivo a era espacial

Samba Enredo 1989 - O Preto E Branco Na Avenida l


Vem mostrar a garra e a raça
Em preto e branco balançar os corações
Voa bem mais alto ora voa
Sacudindo a passarela gaviões
Duas faces um contraste
É assim a natureza
Obra de pai oxalá (que beleza)
Tão divinal é o poder da criação
Harmonia que foge à imaginação
Clareia obaluae
Clareia a escuridão
Clareia para que negros e brancos
Enfim se reconheçam como irmãos
Tem o preto, tem o branco, em tudo tem
A branco e preto colorindo o infinito
Nos sonhos ou em cada fantasia
Simbolizando a esperança em nossos dias
No samba e no futebol
Imprensa, cinema e televisão
É de fato o concreto e o abstrato
É força popular é tradição
Eô, é o esplendor
A aliança entre os povos no brasil
O estandarte altaneiro
A própria alma deste povo brasileiro.

SAMBA ENTREDO GAVIÕES DA FIEL 1977 REINO DA ASSOMBRAÇÃO


Dá licença abre alas
Vão passar os gaviões
Transformando em alegria
Lendas e assombrações
Causando grande euforia
Vem na frente da folia
O famoso boitatá
Olá, olá, olha o saci perere
Olha a mula-sem-cabeça
Quem é valente não pode correr
Iara, mãe d'água rainha do mar
Com seus encantos ela veio desfilar
Mas tudo isto é brincadeira
Não queremos abusar
São figuras do folclore
É crendice popular
Olá, olá, olha o saci perere
Olha a mula-sem-cabeça
Quem é valente não pode correr
Iara mãe d'água rainha do mar
Com seus encantos ela veio desfilar

Enredo 1976 - Vai Corinthians





Corinthians é teu nosso amor

É o teu destino ser da gente o campeão
Sem preconceito de cor
É preto e branco deste povo coração
Vai Corinthians vai não para de lutar
Vai torcida fiel
Sarava São Jorge que ele vai nos ajudar
Corinthians tua gloria o mosqueteiro
Dou pernada sou cabreiro
Se alguém fala mal de ti
Nós temos lá no parque o padroeiro
O meu São Jorge o guerreiro
É quem vai olhar pôr ti
Nossa torcida é uma corrente muito forte
na Zona Sul,na Zona Leste,Zona Norte ou Zona Oeste
E na vitoria ou na derrota eu grito forte
Corinthiano eu serei até a morte.